segunda-feira, 31 de dezembro de 2012


FELIZ ANO NOVO! QUE 2013 VENHA CHEIO DE BENÇÃOS E REALIZAÇÕES!!!

 PROFESSORA ANA PAULA LOUREIRO

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Festa de encerramento

Encerramos o fechamento do ano letivo de 2012, sendo assim, muitas foram as conquistas, alegrias, surpresas, dificuldades...enfim, terminamos este ano buscando a EXCELÊNCIA em educação.
Veremos nos próximos dias, um pouco no caminhar pedagógico de 2012 e já preparando um ano de 2013 cheio  de surpresas e muita aprendizagem.


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pensando em folclore

Quando trabalhamos o folclore, além da pesquisa das lendas, também buscamos a participação e construção das crianças dos objetos, a descoberta das músicas e a exploração da oralização de diversas atividades ligadas a cultura brasileira.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Concepção de Sociedade


Partindo de uma sociedade capitalista, competitiva baseada em resultados e que apresenta muitos valores deturpados, sendo assim é extremamente importante que se busque uma sociedade que tenham por princípio a liberdade, a reflexão, a democracia, a igualdade e a ação integradora, gerando relações entre as pessoas de uma maneira integra, onde essas relações transformarão a sociedade.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Concepções de Mundo


       O mundo esta em constante mudança, e com ele todas as relações e interações marcadas pela globalização, mídias, diversidade e pelo conhecimento. Frente aos meios midiáticos e a sua velocidade não se pode negar ao homem a possibilidade de alcançar seus objetivos e que todos tenham sua liberdade de pensamento e ação diante desta nova concepção de mundo globalizado e veloz.


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O Trabalho Pedagógico


A riqueza da humanidade reside na diversidade. Sendo assim, O trabalho pedagógico que se configura em uma prática social, e por isso não é neutra, está sempre em movimento, voltada para os pilares, princípios, objetivos e fazeres da educação, buscando, formar o individuo na sua integralidade e diversidade, respeitando a história de cada criança. 

Reunião de Pais

Prezados Pais,

 A nossa reunião de Pais será na próxima quinta-feira ( 31/10/12), agende seu horário com a professora do seu filho.

A sua presença é muito importante!!!



domingo, 28 de outubro de 2012

Eixos Norteadores do trabalho no CELM


. Eixos Norteadores:
A partir dos quatro pilares da educação da UNESCO traçaremos nossas atividades e projetos:
Aprender a ser – é o reconhecimento da identidade própria e do outro, pois a identidade se constitui pela convivência, pela mediação de todas as linguagens que os seres humanos usam para compartilhar significados, tendo como mais importante a autonomia, condição necessária para as escolhas indispensáveis, a partir do seu juízo de valor, a realização de um projeto próprio de vida.
Aprender a conviver - Seu ponto de partida é o reconhecimento da dignidade humana e o exercício dos direitos e deveres da cidadania, como fundamento da preparação do educando para a vida.
Aprender a fazer – o estimulo a criatividade, ao espírito inventivo, a curiosidade, a afetividade, a valorização da leveza, da delicadeza, não limitando o lúdico a espaços e tempo exclusivos, mas integrar a diversão, a alegria, o senso de humor a todas as dimensões da vida. Utilizando os seus conhecimentos teóricos na sua vida.
Aprender a aprender- é a capacidade de aprender cada vez mais e melhor, ajudando os educandos a desenvolver as suas capacidades intelectuais e cognitivas que lhes permitam construir as suas próprias opiniões e o seu próprio pensamento crítico.
A partir dos quatro pilares da educação, serão desenvolvidos projetos e ações pedagógicas desta instituição de ensino. E contemplando ainda a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento a arte e o saber, bem como o pluralismos de idéias que se adéquem a concepção pedagógica da instituição, o apreço a tolerância, o ensino de qualidade e a valorização do profissional escolar.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Feliz dia do Mestre!!!




AO MESTRE , COM CARINHO!Mestre,

É aquele que caminha com o tempo,


propondo paz, fazendo comunhão,


despertando sabedoria.

Mestre é aquele que estende a mão,


inicia o diálogo e encaminha


para a aventura da vida.

Não é o que ensina fórmulas, regras,


raciocínios, mas o que questiona


e desperta para a realidade.

Não é aquele que dá de seu saber,


mas aquele que faz germinar


o saber do discípulo.

Mestre é você, meu professor amigo


que me compreende, me estimula,


me comunica e me enriquece com


sua presença, seu saber e sua ternura.

Eu serei sempre um seu discípulo


na escola da vida.



Obrigado, professor!
(N.Maccari)

FACEBOOK DO CELM

Visitem, comentem e conheçam o trabalho do CELM


FINALIDADE



O Centro Educacional Loureiro de Moraes tem por finalidade: ministrar a Educação Infantil, creche a partir de 2 anos e Pré-escola e o primeiro segmento do Ensino Fundamental, a partir da necessidade apresentada pela comunidade escolar, observando as normas e a legislação em vigor, favorecendo ao educando/a o desenvolvimento da sua capacidade de apropriar-se dos conhecimentos científicos, sociais e tecnológicos produzidos historicamente.
Nossa missão e finalidade é formar nossos alunos para serem pessoas humanizadas capazes de atuar no mundo em que vivem. Portanto, nossa reflexão deve ser continua baseada principalmente na sociedade, na prática pedagógica cotidiana e nas discussão dos referenciais teóricos que irão nos orientar na nossa “práxis” comprometida com uma educação de qualidade. 



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

OBJETIVOS E PRINCÍPIOS



O C E Loureiro de Moraes tem por objetivo desenvolver sua ação educativa, fundamentada no princípio de liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte, o saber e o respeito à liberdade e apreço à tolerância. De acordo com a legislação em vigor.
Como a proposta é de uma Escola de qualidade, democrática e participativa, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento do/a educando/a visando também prepará-lo/a para o exercício da cidadania através da prática e cumprimento de direitos e deveres, pretendemos definir ações educativas e as características necessárias para que a escola cumpra seu propósito e intencionalidades, buscando alternativas viáveis para sua efetivação.



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O nosso pensamento pedagógico


O desejo da construção de uma escola diferenciada, onde a educação seja o ponto primordial e que realmente receba todos/as os alunos/as, com suas questões individuais a fim da superação das dificuldades e incentivo as suas possibilidades.
A convivência na escola deve buscar a convivência harmônica, com a busca constante de superação de conflitos e construção de aprendizagens relacionadas a vida, com o objetivo de forma a pessoa na sua integralidade, tendo em vista que o sujeito esta envolvido num espaço, tempo e  circunstâncias sociais e este fator não pode ser esquecido.
  As atividades são organizadas de forma que favoreça o trabalho coletivo de professores, alunos, e toda a comunidade educativa através de projetos e atividades cotidianas. Os projetos são discutidos e apresentados em reuniões pedagógicas e de responsáveis, onde todos poderão opinar e sugerir as atividades, projetos e afins. A equipe pedagógica faz a administração do processo.
No Centro Educacional Loureiro de Moraes, busca-se lidar com as diferenças (de cor, gênero, religião e de condições especiais de aprendizagem) para promover o respeito e o acolhimento da diversidade, respeitando e valorizando as diferenças individuais num processo de ampla inclusão. Temos como lema “Na minha escola todo mundo é igual”, e para tanto o respeito às diferenças, o incentivo a expressão de ideias, pois acreditamos que a troca de experiências contribui muito para o desenvolvimento e aprendizado na sua integralidade.



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Projeto Político Pedagógico


O Projeto Político Pedagógico vem para consolidar a proposta pedagógica do CELM, à medida que propõe novos caminhos para a construção de uma escola diferente, refletindo sempre o fazer pedagógico e suas relações com o currículo, com o conhecimento e com a função social da escola conjuntamente com os envolvidos neste processo. Ele expressa a preocupação e o compromisso o ensino no sentido de responder as necessidades sociais e históricas que caracterizam a sociedade, diante da nossa comunidade escolar.
A escola é uma instituição social que está inserida num contexto de constantes transformações, e dentro deste contexto, busca, a todo tempo, refletir sobre a sua função social. Ela é necessária para a produção e disseminação do conhecimento sistematizado e historicamente acumulado, bem como vincular esses saberes com as experiências de vida e realidade social dos educandos, fato que pode contribuir para mudanças na sociedade.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Lá no começo do ano de 2012...

Começamos caminhando junto as crianças diversos tipos de atividades, dentre elas fizemos o dia dos animais na nossa escola.